segunda-feira, 29 de abril de 2013

O tesouro da cidade - Museu Histórico Municipal


Para os primeiros posts deste blog, a Fundação Pró-Memória preparou um material para apresentar os locais que compõem a instituição, a fim de que os leitores se aproximem destes espaços, criem vínculos com eles, entendam como funcionam e possam até mesmo trocar ideias e sugestões.

Apresentamos então o Museu Histórico Municipal. Para explicar e valorizar o trabalho desenvolvido neste espaço, e para que mais pessoas se interessem e façam uma visita, divulgamos o texto abaixo.

Com vocês, um dos mais importantes patrimônios da história da cidade...

No dia 23 de julho de 2013, o Museu Histórico Municipal completará 53 anos de atividade. Por meio de sua herança material, ele resguarda a história de São Caetano do Sul e revive suas várias fases de desenvolvimento e crescimento, além de servir como linha do tempo da cultura e memória locais.

Seu principal objetivo é organizar, instalar e manter espaços e atividades voltados à preservação, manutenção e divulgação do patrimônio histórico do município.

O museu começou a funcionar na Rua Baraldi esquina com a Rua Rio Grande do Sul. Algum tempo depois de sua inauguração, foi transferido para o Bosque do Povo, no Bairro São José, e em 1988 passou a funcionar no Palacete De Nardi, construído em 1896 para ser residência da tradicional família de imigrantes italianos. O palacete fica na Rua Maximiliano Lorenzini, no Bairro Fundação, palco do início da história de São Caetano do Sul.

Contudo, com apenas um ano de existência, o museu foi fechado. E assim permaneceu por cerca de 20 anos, até que no dia 20 de agosto de 1977 foi reinaugurado durante as festividades do centenário de São Caetano.

O acervo do museu é formado por mais de cinco mil objetos pessoais, ferramentas de trabalho, quadros com pintura de artistas da cidade, utensílios domésticos, peças de vestuário, quadros com fotos dos pioneiros da colonização, peças sacras, entre outros. A maior parte dele fica em exposição permanente aberta à visitação pública.

Uma das maiores finalidades do local é aproximar a história de seus moradores, especialmente dos alunos. Para isso, ele está sempre de portas abertas para receber visitas escolares, que devem ser previamente agendadas e nas quais é preparada uma palestra especial, uma verdadeira aula de história.

Faça uma visita: o Museu Histórico fica na Rua Maximiliano Lorenzini, n° 122, Bairro Fundação
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h


2 comentários:

  1. Excelente o texto sobre o Museu Histórico Municipal. Vale realmente fazer uma visita. Ele é parte da história da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário e incentivo às visitas Irene! Concordamos com você! É um local muito importante para São Caetano do Sul e que ainda precisa ser "descoberto" por parte da população.

    ResponderExcluir