quinta-feira, 2 de maio de 2013

Centro de Documentação Histórica – Passado, presente e futuro


Após o Museu Histórico Municipal, apresentamos agora o Centro de Documentação Histórica (CDH), que completa 20 anos em 2013 e visa organizar, preservar e difundir a história e a memória coletiva de São Caetano de Sul e do Grande ABC.

Com este texto, os leitores poderão compreender melhor o trabalho do centro e descobrir o que encontrar em seu acervo, composto por cerca de 2 mil títulos entre livros, jornais, revistas, teses e monografias, além de mais de 10 mil fotografias. É um mundo de história! Venha conhecê-lo conosco!

A ideia de criação do Centro Histórico está intrinsecamente ligada ao museu, uma vez que a demanda cada vez maior pela sistematização da história regional, surgida após o crescimento constante do acervo do museu, levou, em 1991, à criação da Fundação Pró-Memória, que se constituiu como um núcleo especializado de pesquisa.


Mas, com o tempo, mostrou-se necessária uma nova organização, por conta da quantidade de itens que aumentava regularmente assim como a procura da comunidade. Foi deste modo que, em 1993, documentos textuais, jornais e fotografias que se encontravam no Museu Histórico foram transferidos para a sede da Fundação, que ainda se localizava na Avenida Goiás, onde foi criado o Centro de Documentação Histórica. Além da documentação, o centro contou com organização de uma biblioteca técnica especializada em história regional e artes plásticas.

O trabalho deste local ganhou agilidade com a digitalização do trabalho de catalogação e de documentos do acervo, sendo possível atender com maior rapidez a demanda do público, formado desde interessados, estudantes e universitários até mestrandos, pesquisadores e memorialistas. Outro ponto positivo conquistado com a tecnologia foi a menor manipulação dos itens originais, o que lhes garante integridade.

Após finalizar este trabalho, um próximo passo estudado pela Fundação é disponibilizar todo este material no site da entidade.

Nos dias atuais, os documentos estão divididos em cinco gêneros documentais: Documentação Textual, Documentação Iconográfica, Documentação Eletrônica, Documentação Fonográfica e Documentação Audiovisual, sendo possível no meio deles encontrar desde papéis datados do século XIX até contemporâneos, doados pela população, instituições e empresas. É importante ressaltar que as doações passam por uma Comissão de Análise de Doações, na qual se avalia critérios como historicidade e estado de conservação do documento.

O objetivo da classificação é reunir os documentos que requerem o mesmo tipo de tratamento e de acondicionamento para sua conservação.

Se você se interessou e quiser conhecer o espaço, ou mesmo precisa de material para pesquisa, anote aí o endereço: Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone para contato: 4223-4780.

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