Após o Museu Histórico Municipal, apresentamos
agora o Centro de Documentação Histórica (CDH), que completa 20 anos em 2013 e visa
organizar, preservar e difundir a história e a memória coletiva de São Caetano
de Sul e do Grande ABC.
Com este
texto, os leitores poderão compreender melhor o trabalho do centro e descobrir o
que encontrar em seu acervo, composto por cerca de 2 mil títulos entre livros,
jornais, revistas, teses e monografias, além de mais de 10 mil fotografias. É
um mundo de história! Venha conhecê-lo conosco!
A ideia
de criação do Centro Histórico está intrinsecamente ligada ao museu, uma vez
que a demanda cada vez maior pela sistematização da história regional, surgida
após o crescimento constante do acervo do museu, levou, em 1991, à criação da
Fundação Pró-Memória, que se constituiu como um núcleo especializado de
pesquisa.
Mas, com o tempo, mostrou-se necessária uma nova organização, por conta
da quantidade de itens que aumentava regularmente assim como a procura da
comunidade. Foi deste modo que, em 1993, documentos textuais, jornais e
fotografias que se encontravam no Museu Histórico foram transferidos para a
sede da Fundação, que ainda se localizava na Avenida Goiás, onde foi criado o
Centro de Documentação Histórica. Além da documentação, o centro contou com
organização de uma biblioteca técnica especializada em história regional e
artes plásticas.
O
trabalho deste local ganhou agilidade com a digitalização do trabalho de
catalogação e de documentos do acervo, sendo possível atender com maior rapidez
a demanda do público, formado desde interessados, estudantes e universitários
até mestrandos, pesquisadores e memorialistas. Outro ponto positivo conquistado
com a tecnologia foi a menor manipulação dos itens originais, o que lhes
garante integridade.
Após finalizar este trabalho, um próximo passo
estudado pela Fundação é disponibilizar todo este material no site da entidade.
Nos dias
atuais, os documentos
estão divididos em cinco gêneros documentais: Documentação Textual,
Documentação Iconográfica, Documentação Eletrônica, Documentação Fonográfica e
Documentação Audiovisual, sendo possível no meio deles encontrar desde papéis
datados do século XIX até contemporâneos, doados pela população, instituições e
empresas. É importante ressaltar que as doações passam por uma Comissão de
Análise de Doações, na qual se avalia critérios como historicidade e estado de
conservação do documento.
O objetivo da classificação é reunir os documentos que requerem o mesmo
tipo de tratamento e de acondicionamento para sua conservação.
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