terça-feira, 7 de maio de 2013

Década de arte na Pinacoteca Municipal



E, para completar a apresentação dos espaços que integram a Fundação Pró-Memória, divulgamos abaixo um texto sobre a Pinacoteca Municipal, que completou dez anos em 2012. Esperamos que apreciem a leitura e nos deixem seus comentários!

Em 2002 foi inaugurado o terceiro braço de atuação da Fundação Pró-Memória: a Pinacoteca Municipal. Ela foi criada para abrigar uma coleção de arte formada por obras premiadas nos onze Salões de Arte Contemporânea, realizados na cidade entre os anos de 1967 e 1988 de forma não consecutiva, e que estavam distribuídas por vários setores da Prefeitura;

A Pinacoteca foi concebida como um museu de arte, combinando a preservação e a difusão, unindo educação, inclusão e fruição de um patrimônio artístico ímpar, sendo estes alguns dos motivos que transformaram este espaço em ponto de referência cultural na região. O local traz exposições de curta e longa duração que apresentam artistas já renomados e novos talentos da cidade, do Grande ABC e do país. Ao longo de 13 anos já foram realizadas 46 exposições, sendo que as duas últimas – Aquarelas – A Cor da Memória e ANITA – Gravadora - ainda estão em cartaz.

Um dos maiores objetivos da Pinacoteca é o resgate e preservação do patrimônio artístico, a valorização da história cultural da São Caetano do Sul e o contato da população com o que há de melhor na produção artística

Atrelado ao trabalho da Pinacoteca, encontra-se o Ateliê Pedagógico, onde são desenvolvidas atividades de expressão artística e de experimentação de diversas técnicas em oficinas e workshops. Após a observação e a contextualização das obras, é para lá que o público é levado a fim de exercitar a técnica utilizada pelo artista.

Acervo - O acervo da Pinacoteca contém, além de obras dos salões de arte, outras coleções e trabalhos que começaram a ser adquiridos no final dos anos de 1990. Atualmente são cerca de 400 obras, entre pinturas, gravuras, aquarelas, fotografias e esculturas, sendo muitas delas de artistas já consagrados como Maria Bonomi, Aldemir Martins, Claudio Tozzi, Gregório Gruber, entre outros.

Reserva técnica – A Pinacoteca conta ainda com uma reserva técnica para a guarda e conservação de seu acervo e que foi inaugurada em 2003 atendendo a requisitos estabelecidos internacionalmente, como controle da luminosidade, da temperatura e da umidade. Seu surgimento só foi possível graças ao financiamento do Programa de Apoio a Museus da VITAE (associação civil sem fins lucrativos).

Agir e Interagir – Em consonância com a vocação educacional da Pinacoteca, o programa Agir e Interagir – Arte e Criação foi desenvolvido conforme as mais atualizadas diretrizes de Arte-educação e procura formar públicos apreciadores de arte, que tenham um olhar criativo e reflexivo sobre as diversas manifestações artísticas, além de criar uma relação agradável com o ambiente museológico (ou artístico) e fazer com que a arte esteja presente no cotidiano de professores e alunos por meio de atividades lúdico-educativas.

O programa atende crianças a partir de 4 anos com atividades e linguagem adaptadas para cada faixa etária. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser feito através do telefone 4223-4780 ou pelo email acaoeducativa@fpm.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário