terça-feira, 14 de outubro de 2014

Lembranças do Cine Vitória e dos docinhos do Tio Vicente

Você que transita pelo Centro de São Caetano já deve ter reparado em um grande e, hoje, abandonado prédio no cruzamento das ruas Senador Roberto Simonsen e Baraldi. Há aqueles que conheceram o edifício como sendo igreja, bingo. Outros lembram-se dele como uma casa de shows. Mas a maior parte, certamente, se recorda do período em que o prédio abrigou o Cine Vitória, que marcou época em São Caetano.

Para todos vocês e também para aqueles que têm curiosidade em descobrir o que foi este local, boa leitura!!

Aproveitem o espaço dos comentários e nos contem suas lembranças!

Lembranças do Cine Vitória e dos docinhos do Tio Vicente

Priscila Gorzoni*

Andar pelas ruas do Centro de São Caetano é navegar pelas memórias do tempo. Alguns locais ainda guardam lembranças do que foram em nossa infância. Outros nos marcaram tanto, que ainda conseguimos fechar os olhos e vê-los exatamente como eram nas décadas passadas. Um deles é um grande prédio, no cruzamento das ruas Senador Roberto Simonsen e Baraldi. Essa construção, que já foi igreja, bingo e uma famosa casa de shows, um dia acomodou o Cine Vitória, que ainda ocupa o imaginário de muitos moradores da década de 1980.

Observando esse prédio hoje, que apenas lembra o cinema por sua localização, pelos ladrilhos escuros e pelas grandes portas centrais, me recordo da primeira vez que fui ao cinema.

Era então uma sessão das 14h, na qual a famosa matinê de domingo exibiria em primeira mão o filme Marcelino Pão e Vinho. E lá fui eu, acompanhada por minha irmã e minha mãe, comprar o bilhete de entrada. O Cine Vitória era o principal cinema de São Caetano, por isso vivia com longas filas. Majestoso, vivia cheio de gente e lotado de crianças.

Depois desse dia, em que entrei na sala de exibição e vi o tamanho do espaço, nunca mais deixei de visitar o cinema, virei fã. Passaram-se meses, anos, e então foi a vez de conferir E.T. – O Extraterrestre, filme muito concorrido. Para pegar um bom lugar, era preciso chegar bem cedo e enfrentar fila na porta.

Mesmo quando não tinha nada de novo para assistir, eu gostava de passar em frente ao prédio e ver os cartazes das próximas exibições.

Para quem não sabe, o Cine Vitória recebeu esse nome em homenagem ao seu criador, Vittorio Dal´Mas, que chegou ao município aos 12 anos de idade e tornou-se um importante empresário. Ele tinha o sonho de construir um grande edifício em São Caetano, mas só o concretizou após a autonomia político-administrativa do município, em outubro de 1948. Em 1949 foram feitos estudos e projetos do edifício e, em 1950, iniciou-se a construção do prédio.

Em 11 de fevereiro de 1995, o Cine Vitória foi lembrado durante uma palestra feita no prédio da Fundação Pró-Memória pelo engenheiro Mário Dal´Mas. Nela, ele relatou as expectativas da construção do Cine Vitória e o burburinho da cidade na época. Segundo Dal’Mal, as construções eram vistas como uma loucura, diziam que tal edifício não poderia ser comportado pela cidade. No entanto, a família empreendedora continuou firme em seus propósitos até que inaugurou o Cine Vitória em 29 de setembro de 1953 com a presença do então prefeito, Anacleto Campanella. “A avant-première foi patrocinada pelo Rotary de São Caetano do Sul em prol da construção de um posto de puericultura. O filme estrelado era O Falcão Dourado em technicolor”, conta o jornalista Ademir Médici (3). Depois disso, o local viveu seus altos e baixos, chegando a se transformar em dois cinemas: Cine Vitória I e II.

O projeto foi feito com recursos próprios e compreendia cinema, 56 salas comerciais, vários salões de festas e uma galeria de 12 mil metros quadrados. Ao longo dos anos, o prédio abrigou vários departamentos, entre eles os poderes Executivo e Legislativo, cartório, grêmio, sendo, inclusive, palco de exposições de arte (2).

A inauguração do Cine Vitória foi marcada pelo lançamento de uma revista. A publicação fez tanto sucesso, que acabou tendo um segundo número em comemoração ao aniversário da cidade.

Na primeira edição, o Cine Vitória era apresentado ao público como um equipamento de última geração: som e projeção simples X-L, o que o comparava aos melhores cinemas do mundo. Fora isso, os filmes exibidos eram programados pela Companhia Cinematográfica Serrador, Art Palácio, Ipiranga, Bandeirantes, Opera e Broadway.

Desde o início, o Vitória contou com poltronas estofadas, sistema moderno de projeção, acústica e ventilação bem-cuidadas e uma boa visibilidade, já que a sala foi construída em dois planos. Também foi realizado contrato com a Distribuidora Serrador para que os filmes recém-lançados fossem exibidos em primeira mão (4).

Mais tarde, o Vitória viveu sua primeira grande restauração para recuperar seu estilo original e tentar resistir à invasão dos shoppings. Ele ressurgiria com novo sistema de iluminação e som, em um investimento que totalizava 14 milhões de cruzeiros.

É impossível pensar no Cine Vitória e não se lembrar da Doceria Jóia ou do Tio Vicente. A doceria ficava em um local estratégico, na Rua Baraldi, exatamente em frente ao Cine Vitória. Os doces eram magníficos.

Tio Vicente se chamava Vicente Gombi e chegou a São Caetano do Sul em 1953. Nascido na cidade de Rokovci, na antiga Iugoslávia, em 1914, veio para a cidade estimulado pelos amigos que aqui viviam. Primeiro, morou na Vila Paula e teve como emprego carregar barro na Cerâmica São Caetano. Mais tarde, começou a trabalhar no restaurante Rutly como lavador de pratos e ali pegou gosto pela culinária. Em seguida, mudou de emprego, desta vez para uma doceria em São Paulo, sendo que, mais tarde, montou a sua própria doceria, que funcionou até o final da década de 1990.

Assim como a Doceria Jóia, o Cine Vitória perdeu força. Foram substituídos por outros estabelecimentos e a dinâmica da modernidade. No caso do Cine Vitória, a moda de construir cinemas dentro de shoppings enfraqueceu sua majestade e, então, ele se transformou em uma casa de shows.

A derrocada final aconteceu em uma terça-feira, 1° de setembro de 1998. Era então um dia comum, se não fosse pela última sessão de seu funcionamento. Na sala de cinema apenas 100 espectadores assistiram ao filme norte-americano Armageddon.

NOTAS:

(1)   XAVIER, Sônia Maria Franco, Os cinemas de São Caetano- Revista Raízes 39, julho de 1991.
(2)   DAL`MAS, Mário, Edifício Vitória: o ideal de um imigrante, Raízes Julho de 1995.
(3)   Jornal Diário do Grande ABC, Grande ABC Memória, Ademir Médici, setembro de 1953.
(4)   XAVIER, Sônia Maria Franco, Os cinemas de São Caetano- Revista Raízes 39, julho de 1991.

*Priscila Gorzoni é pesquisadora e historiadora da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.


16 comentários:

  1. Fez parte da minha infancia...lembro das longas filas...Tubarão!!! Grease!!!! ET!!!! e o que mais marcou "EMBALOS DE SABADO A NOITE" assisti 12 vezes!!! bons tempos!!!

    ResponderExcluir
  2. Fez parte da minha infância e adolescência. Amityville, Alien o 8º Passageiro, A Hora do Espanto e O Segredo do Abismo, são alguns dos filmes que assisti no Cine Vitória. O Tio Vicente... cada vez que passava na frente, tinha que comer um docinho. Tinha um bomba de chocolate deliciosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E uma cocada maravilhosa, fui muito lá antes do cinema

      Excluir
  3. Eu me lembro que o último filme que assisti no Cine Vitória foi mesmo Armageddon, mas não sabia que o cinema estava nas últimas... Boas recordações deste lugar!

    ResponderExcluir
  4. Eu também assisti ET no cine Vitória com meu pai e tantos outros... e claro não podia faltar saborear um doce do Tio Vicente, me lembro das compotas e doce de leite que ficavam em vidros em cima do balcão... Quanta saudades!!!

    ResponderExcluir
  5. Fez parte da minha adolescência, matinê aos Domingos difícil perder, filmes campeões de bilheteria, Tubarão, Inferno na Torre, Terremoto, ET, Embalos de Sábado à noite, a lista não tem fim, e Tio Vicente deveria se chamar Dr. Doce, inesquecível, saudades daquele tempo, não tinha-mos a menor idéia do quanto éramos felizes, é isso!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal ler tantos relatos sobre um local tão especial para São Caetano! Obrigada por compartilharem suas lembranças!

    ResponderExcluir
  7. Trabalhei na doceria e o Tio Vicente era uma pessoa magnifica, morro de saudades do bolo de chocolate, e da sua vontade de ensinar e fazer sempre melhor, ele era o maximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhei tb com o tio Vicente durante 7 anos, e posso dizer que foi o melhor patrão q tive, e toda família Gombi era muito especial, muita saudades!!!

      Excluir
  8. E um painel de arte que havia no cine Vitória, que fim levou?

    ResponderExcluir
  9. Saudades deste tempo, ir ao cinema, ao baile do tropical
    e comer docinho no tio Vicente

    ResponderExcluir
  10. Que fim levou o painel do Dicavalcanti que ficava na entrada

    ResponderExcluir
  11. Morava na Vila Gerti. Me lembro até hoje que chamei minha filha para assistir à última sessão, o último filme que o cine Vitória passaria. Foi uma despedida muito comovente.

    ResponderExcluir
  12. Primeiro filme que eu assisti no Cine Vitória foi Superman o filme, desde então me apaixonei por cinemas e filmes, assisti muitos outros mas, o primeiro é inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah! Os docinhos do tio Vicente.Ainda hoje aos 71 anos sinto a textura e o sabor na boca.Como esquecer. Era sagrado sair da faculdade (FEC)

    ResponderExcluir